
Nesta quinta-feira, dia 17/11/2011, a terceira etapa de informática do turno da tarde, visitou o Museu da Oi Telecomunicações de Belo Horizonte/MG.
O espaço Oi Futuro abriga o Museu das Telecomunicações, que conta a história desde o primeiro telefone usado no país até os cabos de fibra ótica. A exposição do tema é permanente e explora com um conceito revolucionário: o uso do hipertexto para oferecer informações sobrepostas em vídeos para os visitantes.
Com 400 metros quadrados, o museu possui várias salas e uma biblioteca com livros de arte e tecnologia com consulta gratuita (Biblio-tec). Além dos aparelhos de telefone e telex, o museu conta com equipamentos de última geração de som e imagem, guias interativos, telas de LCD e painéis, incluindo arranjos em tec¬nologia 3D. São cinco horas de vídeo e temas divididos em seções para que o público conheça mais sobre a telecomunicação brasileira. Na parte "Vozes da História", é possível ouvir gravações originais de vozes de Clarice Lispector, Sigmund Freu, Garrincha e Albert Einstein, entre outros.
Seu acervo é formado por 200 aparelhos e equipamentos telefônicos antigos, listas de todo o Estado, desde 1919, publicações, documentos e fotos de interesse da telefonia brasileira. Destacam-se os aparelhos "pés-de-ferro", instalados no Brasil a partir de 1885 e telefones utilizados na II Guerra Mundial.
O Espaço vai contar a história da comunicação humana e lançar um conceito revolucionário de exposição: o do hipertexto. A idéia é contar a aventura e a história da comunicação humana não apenas através de objetos museológicos, como telefones, aparelhos de telex, mas também por meio de telas de plasma, LCD e computadores Mac Minis. As peças se multiplicam e se subdividem em fotografias, vídeos e textos, permitindo aos visitantes "viajar" por uma infinidade de janelas de informações num mesmo espaço. Um dos principais objetos em exposição é um exemplar do primeiro PC vendido no mundo.
Horário de Funcionamento:
Terça a domingo das 11h às 17 horas.
Contato: (31) 3229-3131
Email: faleconosco@oifuturo.org.br
Entrada Franca